CONSELHO DE SEGURANÇA DA LIGA DAS NAÇÕES

Invasão Japonesa da Manchúria, 1931

A invasão Japonesa da Manchúria em 1931 foi um verdadeiro teste para a jovem Liga das Nações. A organização, formada após o fim da Grande Guerra com o objetivo de manter a paz mundial, teve que pela primeira vez em sua história julgar as ações e infrações de uma grande potência. Utilizando como justificativa um suposto atentado terrorista promovido por militares Chineses contra uma ferrovia administrada pelo Japão na região, o exército Japonês lança uma ofensiva militar que acaba por ocupar todo o território da Manchúria, a região nordeste da República Chinesa, antes ocupada por uma série de senhores de guerra leais ao governo Chinês. 

Planejada a tempos pelos altos escalões do exército imperial Japonês, a invasão da Manchúria não passa de uma medida radical adotada pelos militares para expandir a esfera de influência Japonesa na Ásia e apaziguar questões domésticas, seguindo um perigoso padrão geopolítico que, lentamente, reganha popularidade após a devastadora crise de 1929. Como a instituição responsável por mediar conflitos e promover a paz no cenário internacional, a Liga das Nações agora enfrenta o seu maior desafio desde a sua criação. Serão a Liga e seus membros capazes de deter o crescimento dessa nova onda militarista, expansionista e autoritária no mundo? Ou serão todos os seus esforços coletivos nulificados pelos interesses próprios das nações envolvidas? Apenas o tempo dirá. 

Agora é Outubro de 1931, a ofensiva Japonesa contra a Manchúria já perdura a um mês, com o exército Japonês demonstrando nenhuma intenção de recuar e desocupar o território Chinês. Para discutir e resolver a crise, vocês, delegados da Liga das Nações, se reunirão na sede da organização em Genebra, prestes a debaterem um assunto que irá radicalmente alterar as estruturas geopolíticas da diplomacia, mudando a história para sempre. Portanto, preparem-se, e esperamos vocês no Conselho de Segurança da Liga das Nações!

Os diretores

Conheça os diretores:

Antonio Coelho

Prazer, camaradas! Me chamo Antonio, tenho 16 anos, estou no segundo ano do Colégio de São Bento e vou ser um dos diretores do Conselho de Segurança no MIH I. Entrei no mundo das simulações em 2018, quando fiz (e falhei miseravelmente) um CS sobre a Criméia. Espero, companheiros, que eu possa encontrá-los no carro chefe do modelo (que é o CS). Até o I MIH!

Beatriz Pareto

Olá, futurxs delegadxs!! Eu sou a Bia Pareto, tenho 17 anos e estou no 3º ano do Colégio Santo Agostinho.  Nesse I MIH terei a honra de compor a mesa do Conselho de Segurança!! Espero que a experiência seja incrível para todos!! Até logo :)

Carolina Naiff

Prazer, delelindos! Eu sou a Carolina Naiff, tenho 18 anos, sou ex aluna do amado CP2 Humaitá, casa desse Modelo, e hoje faço Direito na UERJ. Terei a imensa honra de compor a mesa de diretores do Conselho de Segurança no MIH I. Espero poder encontrá-los lá e que a experiência seja, sempre, muito proveitosa. Qualquer dúvida estou à disposição! Um beijo!

Luca Alexandre

Bom dia, boa tarde e boa noite meus caros delegados! Há 17 anos, na terra de Graciliano Ramos, vim ao mundo com o nome de Luca Alexandre. Desde lá, venho jogando meu corpo no mundo até que cheguei ao Colégio Santo Agostinho, onde passei todos meus anos acadêmicos até o presente terceirão. Ademais pretendo cursar economia (ou quem sabe ciências sociais) e sou um grande apreciador de lofi. Será uma honra compor a mesa diretora nesse lindo CS no maravilhoso I MIH

Luca Cechinel

Opa pessoal, tudo bem? Meu nome é Luca Cechinel (popularmente conhecido como Sem Chinelo), tenho 18 anos e estou no terceiro ano da Escola Britanica. Nessa primeira edição do MIH terei o enorme prazer de  servir como um dos diretores do Conselho de Segurança! Espero poder conhecer todos vocês pessoalmente em breve e um ótimo modelo para todos!

Victor Uchôa

Fala pessoal, eu sou Victor Uchoa, tenho 17 anos, estou no 3º ano do EM do Colégio de São Bento e serei diretor do CS do I MIH. Não hesitem em me procurar para qualquer tipo de dúvida, antes e durante o comitê. Espero encontrar vocês durante o modelo!!